THE OCEAN RACE: Itajaí confirma parceria com governo federal

A maior regata transoceânica do mundo tem parada confirmada no município, que se consolida como Polo Náutico do Brasil.

Compartilhe em:

Representantes de Itajaí estiveram em Brasília, na terça-feira (08/03), realizando uma reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado, para formalizar a parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal na escala sul-americana da The Ocean Race, a maior e mais antiga competição internacional de veleiros, que chegará ao litoral catarinense em abril de 2023.

O secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva, a coordenadora regional da Embratur, Julia Zanata e a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo apresentaram ao ministro os consideráveis impactos positivos que a realização do evento trará para a região, movimentando a economia local e promovendo o incremento do setor hoteleiro.

Será a quarta vez que a regata fará escala em Itajaí. Na última edição, em 2018, o impacto positivo foi de R$ 83 milhões para Santa Catarina – 28% a mais do que a parada de 2015. Ao todo, 75% desse montante ficou na região. O setor hoteleiro de Itajaí foi o maior beneficiado, triplicando o número de leitos para atendimento e atingindo lucros mensurados em R$ 5 milhões.

Além disso, os organizadores da volta ao mundo já anunciaram um plano de 10 anos que contribuirá com a preparação e o desenvolvimento de equipes, velejadores e cidades-sede. “Trabalhamos de forma positiva e colaborativa nos últimos meses para desenvolver um futuro estável e aprimorado, e esse processo nos levou ao primeiro plano decenal da The Ocean Race”, afirmou Richard Brisius, presidente da regata.

Considerado o evento esportivo mais difícil do mundo, a The Ocean Race tem parada em seis continentes e duração estimada de sete meses. Os membros da tripulação precisam ser mais do que marinheiros, necessitando ter conhecimentos em primeiros socorros, fabricação de velas, reparo de motores a diesel, eletrônica, nutrição, matemática e hidráulica.

Na corrida de 2017-2018, o número de tripulantes variou entre 7 e 10, dependendo da proporção entre os sexos, com as regras adaptadasa para incentivar a presença de mulheres a bordo.

Sobre

Ana é deputada estadual e única mulher conservadora no parlamento de Santa Catarina. Está em seu segundo mandato após ter sido reeleita em 2022 com 196.571 votos, maior votação na história do Estado. Nascida em Itajaí e graduada em História, exerceu o magistério na rede pública por quase 10 anos e hoje é mentora em grupos de estudo online como o Clube Antifeminista. Autora de 3 livros: "Feminismo - perversão e subversão", "Guia de bolso contra mentiras feministas" e "Ensino domiciliar na política e no direito".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais