Autismo foi tema de Audiência Pública em Itajaí

Na semana de conscientização do autismo, evento sobre a fila de espera de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) contou com a participação do Gabinete da deputada Ana Campagnolo

Compartilhe em:

Na segunda-feira, dia 3 de abril, ocorreu a discussão em torno da fila de espera para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Câmara de Vereadores de Itajaí. A assessoria da Deputada Estadual Ana Campagnolo (PL), natural do munícipio, compareceu.

A audiência pública foi proposta pelo vereador Bruno da Saúde (MDB). Segundo o parlamentar, existe uma demanda reprimida dos atendimentos na cidade, com autistas aguardando o início de determinadas terapias e tratamentos desde 2019. O objetivo da audiência foi discutir a ampliação das equipes de referência e a efetivação de políticas públicas de qualidade e inclusão deste grupo, com foco na identificação precoce, atendimento multidisciplinar, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e tratamento.


Participaram da mesa de debates representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS); gabinete do prefeito; Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação da SMS; Secretaria de Educação; Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI); da Associação Amigos do Autista (AMA); do Centro Terapêutico Especializado em Autismo (CTEA); do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual da Univali e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Uma das principais soluções apontadas para o problema da fila de espera para atendimentos diversos a pessoas com TEA foi a ampliação do quadro de profissionais capacitados para o diagnóstico. Questões como o mercado de trabalho e atendimento com nutricionistas especializados também foram discutidas.

De acordo com o presidente da Audiência Pública o relatório com as soluções e reivindicações apontadas na audiência será encaminhado à Prefeitura, demais vereadores e autoridades pertinentes. O vereador fez um apanhado do que será sugerido: treinamento dos médicos pediatras para triagem e diagnóstico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município; validação do laudo de quem vem de outras cidades; identificação dos serviços e unificação das filas; ampliação do CTEA; urgência na assinatura do edital de credenciamento das entidades que dispõe de profissionais capacitados para intervenções precoces; urgência no chamamento para as cem novas vagas de agentes de apoio em educação especial, recentemente aprovadas pela Câmara; garantia de nutricionistas nas equipes multidisciplinares; que as prestações de contas quadrimestrais da Saúde apresentem também os investimentos em atendimento a pessoas com TEA e uma comissão formada por entidades e autoridades para a execução e acompanhamento das ações necessárias.

O representante da parlamentar falou sobre a destinação de emendas para a saúde do município e a região da AMFRI, e comentou sobre o lançamento da Frente Parlamentar em defesa das pessoas com espectro autista na ALESC, nesta terça-feira, dia 4 de abril.

Na Sessão Ordinária do dia 14 de dezembro de 2022, a Deputada Campagnolo votou favoravelmente ao Projeto de Lei que concedeu pensão especial à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Foto: Davi Spuldaro/CVI

Sobre

Ana é deputada estadual e única mulher conservadora no parlamento de Santa Catarina. Está em seu segundo mandato após ter sido reeleita em 2022 com 196.571 votos, maior votação na história do Estado. Nascida em Itajaí e graduada em História, exerceu o magistério na rede pública por quase 10 anos e hoje é mentora em grupos de estudo online como o Clube Antifeminista. Autora de 3 livros: "Feminismo - perversão e subversão", "Guia de bolso contra mentiras feministas" e "Ensino domiciliar na política e no direito".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais