CCJ aprova projeto de instalação de câmeras em sala de aula

No dia 24 de outubro, foi aprovado o projeto de lei na CCJ que dispõe sobre a instalação de câmeras de videomonitoramento nas salas de aula do ensino médio, tanto na rede pública quanto na privada, do estado de Santa Catarina.

Compartilhe em:

O projeto, de autoria da deputada estadual Ana Campagnolo (PL), recebeu um parecer favorável do relator, deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), e foi aprovado pela maioria dos parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da ALESC.

Com essa decisão, o texto segue tramitando nas comissões de Finanças e Tributação, de Direitos Humanos e Família, de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, e de Educação e Cultura.

A presença de câmeras dentro das salas de aula auxilia no monitoramento de comportamentos relacionados a bullying e violência. Quando usadas de maneira correta e não invasiva, as gravações em vídeo fornecem evidências tangíveis em caso de incidentes, oferecendo uma base sólida para identificar os envolvidos e agir rapidamente.

Embora não representem um fim em si mesmas, a sinergia entre monitoramento e ação efetiva promove a adoção de um comportamento mais responsável e respeitoso, contribuindo para a criação de um ambiente escolar seguro e saudável. Através das gravações, pais, professores e a administração podem detectar sinais precoces de conflito e intervir antes que a situação se agrave, contribuindo para um ambiente de aprendizado tranquilo.

Por fim, a presença das câmeras estabelece uma atmosfera de transparência na escola, construindo confiança entre alunos, pais e professores, demonstrando o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar de todos.

Foto: Vicente Schmitt / Agência AL

Sobre

Ana é deputada estadual e única mulher conservadora no parlamento de Santa Catarina. Está em seu segundo mandato após ter sido reeleita em 2022 com 196.571 votos, maior votação na história do Estado. Nascida em Itajaí e graduada em História, exerceu o magistério na rede pública por quase 10 anos e hoje é mentora em grupos de estudo online como o Clube Antifeminista. Autora de 3 livros: "Feminismo - perversão e subversão", "Guia de bolso contra mentiras feministas" e "Ensino domiciliar na política e no direito".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais