Deputadas mais votadas de SC recebem medalha Antonieta de Barros
As parlamentares foram homenageadas pela Câmara Municipal de Florianópolis
Compartilhe em:
Na tarde de 28 de julho, a Deputada Federal Carol de Toni (PL) e a Deputada Estadual Ana Campagnolo (PL), receberam a medalha Antonieta de Barros na Câmara Municipal de Florianópolis.
As parlamentares foram as mais votadas de Santa Catarina no pleito de 2022 para os seus respectivos cargos. A proponente da homenagem foi a vereadora Maryanne Mattos (PL).
Antonieta de Barros foi a primeira mulher eleita em Santa Catarina, exercendo seu mandato na Alesc entre 1935 a 1937. Integrante do Partido Liberal Catarinense, era uma líder entre as professoras do estado e defendia os princípios cristãos na sociedade e na política. Em diversas ocasiões demonstrou não compactuar com o ideário feminista. Segundo Antonieta “a missão sagrada da mulher são a escola e o lar/família”.
Apesar de uma tentativa articulada por grupos feministas de cercear a autonomia da vereadora Maryanne em sua escolha de laurear as conservadoras, a Câmara aprovou as indicações com a maioria dos votos.
Campagnolo parabenizou os vereadores que não se intimidaram com a tentativa de tumulto promovida pelos grupos feministas durante a sessão em março, quando foi aprovada a indicação de homenagem, e fizeram valer seu compromisso com a democracia.