Professor Sérgio Colle recebe Comenda do Legislativo Catarinense

Indicação foi feita pela deputada estadual e, também professora, Ana Campagnolo

Na noite de segunda-feira (29/11) a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu uma sessão solene para a outorga da Comenda do Legislativo Catarinense. Instituída pela Resolução 2/2008, a comenda é a maior distinção do parlamento catarinense e homenageia as personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo no estado. As indicações são feitas de forma democrática pelos deputados estaduais. Serão agraciadas 33 pessoas e oito organizações.

A deputada estadual Ana Campagnolo (líder bancada PSL) indicou o professor Sergio Colle. Ele é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1970, com mestrado e doutorado na mesma área pela COPPE / UFRJ em 1972 e 1976, respectivamente. É consultor ad hoc do Programa de Capacitação Institucional - PCI, do Ministério da Ciência e Tecnologia. É Professor Titular da UFSC desde 1976 e se aposentou recentemente, em janeiro de 2021.

Por sua posição política, o professor Colle sofreu retaliações e até mesmo abusos por parte dos universitários, que riscaram seu automóvel e furaram os pneus, dentro do estacionamento do Centro Tecnológico da UFSC. O caso foi levado para a tribuna da Alesc em um discurso feito pela deputada Ana Campagnolo em 2019. O professor gravou um vídeo na época indagando quem era o culpado pelo ocorrido. Desde então, Colle tem sido perseguido com acusações infundadas de "machismo" e outras atitudes descritas como "preconceituosas" por grupo militantes infiltrados na universidade.

SAIBA MAIS

Dos 4.000 bolsistas CNPQ do país, o laureado está dentre os 54 com maior produtividade, sendo o único da UFSC nesta categoria (PQ-SR). Apesar da aposentadoria por idade, Sérgio Colle quis continuar lecionando e trabalhando em pesquisas como voluntário. Seu pedido foi negado pela maioria do Colegiado do Centro Tecnológico da UFSC que levou em conta sua posição política conservadora.

Sobre

Eleita em 2018 com 34.825 votos, Ana é deputada estadual e única mulher conservadora no parlamento de Santa Catarina. Nascida em Itajaí e graduada em História, exerceu o magistério na rede pública por quase 10 anos e hoje é mentora em grupos de estudo online como o Clube Antifeminista. Autora de 3 livros: "Feminismo - perversão e subversão", "Guia de bolso contra mentiras feministas" e "Ensino domiciliar na política e no direito".

Contato

(48) 3221-2686

(48) 99695-5600

ana@alesc.sc.gov.br

Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310,
Centro, Florianópolis - SC,
88020-900

Redes Sociais